SAIBA COMO EVITAR QUE SEU FILHO PARE DE APRENDER DURANTE AS FÉRIAS

/, Educação no País/SAIBA COMO EVITAR QUE SEU FILHO PARE DE APRENDER DURANTE AS FÉRIAS

Jogos que envolvam desafios matemáticos são uma das dicas. Crédito: BBC NEWS BRASIL

 

Fonte: R7 

 

As férias chegaram e com elas a vontade de fazer nada também. Mas, papai e mamãe, cuidado! Nesse período é comum o que alguns especialistas chamam de “perda de aprendizagem”. Para evitar que seu filho pare de aprender mesmo durante o recesso escolar, algumas iniciativas são recomendadas.

A educadora Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC-Rio, explica que as férias não devem ser usadas para estudar, mas isso não significa que o não possam ser uma brecha para incentivar o desenvolvimento intelectual e cultural.

Recesso escolar

“As férias são bem melhores quando existem estas oportunidades, do que quando as crianças e adolescentes ficam o tempo todo, por exemplo, dormindo ou jogando videogame”, afirma a educadora.

As atividades “educativas” das férias, no entanto, não precisam se relacionar com o que os filhos estão aprendendo na escola. Andrea explica que quanto menos essas oportunidades de aprendizagem lembrarem o ensino formal, melhor.

Atividades lúdicas

A dica é investir em exposições, filmes ou peças teatrais, passeios em lugares históricos, oficinas de artes, jogos que envolvam desafios matemáticos e até mesmo ir a museus de ciências.

“Essas atividades podem ser extremamente divertidas se bem conduzidas e ainda podem despertar novos talentos, interesses e competências que nem sempre aparecem nas aulas tradicionais”, afirma Andrea.

Por último, a educadora alerta que o importante é que os pais entendam que não se deve sobrecarregar a agenda da criança. O tempo principal das férias deve ser dedicado a descansar e brincar.

Leia a matéria completa
2019-07-26T11:55:28+00:00