Foto: Divulgação

Fonte: ExtraAutora: Evelin Azevedo

O ano letivo entra em sua reta final este mês. Aulas de revisões e provas estão cada vez mais perto. Por outro lado, crianças e adolescentes já dão sinais do cansaço provocado pela rotina escolar, que se arrasta desde fevereiro. Para entrar de férias o mais cedo possível, é preciso dar um gás agora.

O cansaço pode afetar até o rendimento escolar, tão importante para esta etapa de provas finais. É aí que a família faz a diferença, para que crianças e adolescentes consigam manter o ritmo de estudos e tirar uma boa nota. No caso em que o aluno precisa tirar uma boa nota para passar de ano, a família precisa avaliar que tipo de postura deve tomar.

“Para o aluno que foi mais desleixado e malandro durante o ano, que não se importou com os estudos, um pouco mais de rigidez e disciplina podem ajudar. Mas para aqueles que passaram o ano todo se esforçando e mesmo assim não conseguiram uma boa nota em uma ou duas matérias por ter dificuldade, a pressão da família pode agravar o quadro de cansaço e o rendimento”, alerta a educadora Andrea Ramal.