PROJETO POLÊMICO ENVOLVE ALUNOS EM LIMPEZA DE ESCOLAS

/, Educação no País, Tendências/PROJETO POLÊMICO ENVOLVE ALUNOS EM LIMPEZA DE ESCOLAS

Fonte: CBN

 

Nessa quinta feira, no quadro Escola da Vida (Rádio CBN), a educadora Andrea Ramal falou sobre a mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional proposta pelo deputado Kim Kataguire (DEM-SP). O objetivo da alteração é implantar uma politica na qual os alunos brasileiros passam a ter responsabilidade sobre o ambiente escolar.

“É uma iniciativa bem importante. Nós precisamos realmente incluir, desde cedo, as crianças em ações de cuidado com as escolas. No Japão, como sabemos, isso acontece há muito tempo e todos acham muito natural. Lá, depois de uma atividade, o aluno é responsável por varrer o chão, limpar a mesa e deixar tudo em ordem. Ou seja, ele cuida do espaço como um todo. No entanto, é necessário fazer uma ressalva: não adianta pensar em uma mudança de impacto sem que as questões envolvidas sejam conversadas e sejam criadas ações de conscientização relacionadas ao lixo, à preservação do meio ambiente e à responsabilidade de cada um cuidar de suas coisas e preservar os espaços que são de todos”, explica a educadora.

Andrea lembra que, desde cedo, é fundamental envolver toda a família nas tarefas de casa. Assim, os pais vão dividindo responsabilidades e habituando a criança a seguir processos, ser disciplinada, ter autonomia e cumprir tarefas.

Nas edicões da Copa do Mundo FIFA, no Brasil e na Rússia, os torcedores do Japão não limparam apenas o lixo gerado pela torcida deles. As pessoas também recolheram o lixo que estava em locais próximos. Ou seja, o espaço usado precisa, ao fim da atividade, ficar exatamente como foi encontrado.

Ouça o boletim na integra
2019-06-13T14:59:11+00:00