PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DO RIO É A VENCEDORA DO PRÊMIO FAZ DIFERENÇA – EDUCAÇÃO

/, Educação no País, Profissão Professor/PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DO RIO É A VENCEDORA DO PRÊMIO FAZ DIFERENÇA – EDUCAÇÃO

Escola municipal Roberto Burle Marx, em Curicica, Zona Oeste. Foto: Divulgação

 

Fonte: CBN

 

No ‘Escola da Vida’, a apresentadora Bianca Santos e a educadora Andrea Ramal entrevistaram a professora Sara de Carvalho Castro, que ganhou o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, na categoria Educação.

Trajetória da Sara

Sara se tornou professora do município do Rio quando tinha apenas 19 anos. Hoje, aos 70, ela é diretora de umas das escolas que mais se destaca na rede pública da cidade, a Burle Marx. Localizada em Jacarepaguá, na Zona Oeste, a unidade de 603 estudantes recebe crianças do 1º ao 9º ano da região e também de comunidades próximas. A Escola Municipal Burle Marx é famosa por sempre figurar no ranking das dez melhores escolas, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. A unidade gerida por Sara já superou instituições renomadas, como o Colégio Militar, e já teve procura por matrículas tão altas que superaram a relação candidato/vaga de um dos cursos mais concorridos do Brasil, o de Medicina na UFRJ.

Acreditar

“Fico emocionada de ouvir o discurso da professora Sara. O trabalho que ela faz é maravilho. No início da entrevista, ela já disse uma palavra-chave, que está na base de tudo, que é acreditar. O trabalho do educador é acreditar no aluno e acreditar na educação como uma força de transformação. Os bons resultados alcançados pela professora Sara são uma inspiração para todos que trabalham na educação. Apesar de todas as dificuldades, quando a gente acredita no aluno, acredita na educação e fortaleze o professor, é possível fazer um trabalho de excelência”, destaca a Doutora em Educação pela PUC-Rio.

Prêmio

O Prêmio Faz Diferença está em sua 17ª edição. Jornalistas de cada uma das editorias do periódico carioca selecionam três nomes que se destacaram por suas atuações no ano de 2019. Nas 16 categorias participantes, chega-se ao nome do vencedor através dos votos dos jornalistas do O GLOBO, de dirigentes da Firjan, dos ganhadores da edição anterior e do público.

Ouça o boletim na íntegra!
2020-02-13T17:42:18+00:00