PREFEITURA PERMITE, MAS ESTADO PROÍBE DE NOVO VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS NO RIO

/, Educação no País/PREFEITURA PERMITE, MAS ESTADO PROÍBE DE NOVO VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS NO RIO

Sala de aula vazia. Foto: Pixabay

 

Fonte: CBN 

No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal fala da quebra de braço entre o governo do estado e a prefeitura do Rio sobre a retomada das aulas presenciais.

“Há mais de 15 dias, o estado e o município não chegam a uma conclusão. Com isso, os pais e os estudantes ficam perdidos. Já comentamos como é importante nesse momento ter o emocional, na medida do possível, controlado. Os alunos já estão estressados por continuarem em casa. Muitos deles, inclusive, sem acesso à internet para acompanharem as aulas on-line. Os professores vivem os problemas semelhantes. Muitos não têm recursos e a preparação adequada. Os docentes estão se virando heroicamente para produzir as videoaulas. Em vez de passar tranquilidade, demonstrar paciência e aguardar as orientações da Ciência, o estado e o município ficam nessa quebra de braço, adiando a todo instante a data de retorno às aulas presenciais. A situação provoca incerteza e estresse entre os pais e estudantes”, comenta a Andrea.

Andrea Ramal destaca ainda que as famílias não têm sido ouvidas sobre o assunto.

“O momento é de pensar em estabilidade emocional, equilíbrio, diálogo com as famílias, segurança para os professores. Tem que ter um pouquinho mais de paciência. Não deveríamos colocar tudo a perder se precipitando nessa hora”, analisa a Doutora em Educação pela PUC-Rio.

Ouça o boletim na íntegra!
2020-08-06T12:02:04+00:00