PÓS: ENSINO A DISTÂNCIA CRESCE NO PAÍS

/, Educação no País, Tendências/PÓS: ENSINO A DISTÂNCIA CRESCE NO PAÍS

A aula de gastronomia da PUC-RS é gravada e disponibilizada para os alunos da pós. Foto: Divulgação

Fonte: O Globo / Boa Chance | Autor: Ana Carolina Diniz

O ensino a distância está em franco crescimento. Na graduação, a expectativa é de que as aulas online ultrapassem as presenciais em 2023. No MBA e na pós-graduação, de acordo com o censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), 49.400 alunos estavam matriculados nos 1.100 cursos de pós a distância ofertados no país no ano passado.

Com a popularização, há cursos em diversas áreas — alguns inusitados. A PUC do Rio Grande do Sul (PUC-RS), por exemplo, oferece curso online de gastronomia. De acordo com Rochele de Quadros, coordenadora da pós-graduação online em Gastronomia e Cozinha Autoral da PUCRS, as aulas da graduação presencial são gravadas, editadas e disponibilizadas para os alunos da pós-graduação a distância.

A consultora e educadora Andrea Ramal lembra que estudar a distância envolve autodisciplina, organização e automotivação, habilidades requeridas e valorizadas nas empresas. Assim, o estudante se torna, ao longo do tempo em que aprende, um profissional mais completo. Há ainda a economia de tempo e de dinheiro. Mas nem tudo são flores.

— Conteúdos pasteurizados e falta de acompanhamento são alguns dos problemas registrados em algumas instituições que oferecem cursos a distância. Um ponto muito importante a observar é a existência de um polo completo de EAD, com biblioteca, laboratórios e boa conexão com a internet — pondera Andrea.

No olhar do recrutador, há diferenças entre o ensino online e presencial, ressalta Wilma Dal Col, diretora da Right Management, empresa do ManpowerGroup. Ela diz que a maioria das organizações ainda prefere os candidatos com especialização em cursos tradicionais.

Ana Paula Montanha, diretora-geral da Jobplex Brasil e especialista em recrutamento e seleção, o modelo tradicional sempre terá como benefício sobre os novos modelos a questão do networking.. Ou seja, poder encontrar, conversar e interagir com outros estudantes de MBA, bem como professores e profissionais da indústria.

Leia a matéria completa
2018-06-27T15:38:05+00:00