PNAD MOSTRA AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR

/, Educação no País, Tendências/PNAD MOSTRA AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR

Um em cada quatro jovens, com idades até 19 anos, não concluiu o ensino médio no Brasil. Imagem: Reprodução da Globonews

 

Fonte: Globonews | Autor: Julia Arraes

 

RIO – Um em cada quatro jovens, com idades até 19 anos, não concluiu o ensino médio. Os dados fazem parte da PNAD, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada recentemente pelo IBGE. Entre as causas da evasão escolar está a falta de interesse. Uma das dificuldades apontadas pelos jovens é um distanciamento crescente em relação aos conteúdos apresentados em sala de aula. Outro dado importante da pesquisa mostra que 25% dos jovens pararam de frequentar a escola após os 15 anos. E esse, com certeza, é um dos maiores desafios da educação brasileira.

É interessante observar que a falta de interesse é o principal motivo tanto para meninos quanto para meninas. A segunda maior justificativa é diferente se levado em conta o gênero do entrevistado. Os meninos alegam que deixaram os estudos para trabalhar. As meninas pararam de frequentar a escola porque ficaram grávidas ou precisam cuidar de crianças em casa. Outro dado em comum é a crença que, apesar do abandono, esse jovem voltará a estudar. Especialistas, no entanto, apontam que a retomada é complicada e esses brasileiros acabam ficando desatualizados e em desvantagem no mercado de trabalho.

Segundo a educadora Andrea Ramal, essa situação é uma calamidade. “O Brasil precisa olhar com muito cuidado para a reforma do ensino médio. É fundamental adotar providências urgentes para reter esses alunos. Afinal, é preciso lembrar que essa situação afeta diretamente a economia do país. E temos também, claro, que cuidar do ensino fundamental, a base de tudo, a partir do desenvolvimento das competências desse jovem que precisa se sentir mais seguro e entender que não pode abandonar a escola”, conclui.

 

 

 

Assista!
2019-07-12T13:32:34+00:00