PESQUISA APONTA QUE O ABANDONO ESCOLAR PERMANECE ALTO

/, Educação no País/PESQUISA APONTA QUE O ABANDONO ESCOLAR PERMANECE ALTO

Sala de aula. Foto: Freeimages

 

Fonte: CBN

No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal analisa a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que o abandono escolar permanece alto, entre jovens acima de 15 anos.

“Adoraria trazer notícias boas no nosso encontro semanal do Escola da Vida. Gostaria que a educação brasileira se desenvolvesse e que mais pessoas terminassem os estudos. Entretanto, essa pesquisa mostra o contrário. O Brasil continua com um problema muito sério de abandono escolar, principalmente a partir dos 15 anos. Isso é um reflexo de um problema social do país. Os jovens abandonam a escola, principalmente, porque precisam trabalhar. Aí é que surge a geração Nem-Nem. Isso porque essas pessoas passam alguns anos trabalhando, mas quando tem 18 até 25 anos o jovem se torna ‘inempregável’, afinal não tem formação necessária. O problema é mais social do que educacional”. analisa Andrea.

Andrea também cita que o segundo motivo de abandono é o desinteresse pelas aulas. ‘O jovem precisa de aulas mais inovadoras e que incluam a tecnologia. Nossas escolas ainda estão pouco equipadas com laboratórios, tanto de informática como de outras disciplinas, como Biologia, Química, Física e Robótica, que existem nas escolas particulares. Tudo isso ajudaria a aproximar o ensino médio da vida do jovem”, destaca a especialista.

 

Ouça o boletim!
2020-07-16T12:52:38+00:00