MOMO: NOVO DESAFIO PREOCUPA AUTORIDADES

//MOMO: NOVO DESAFIO PREOCUPA AUTORIDADES

Atenção deve ser redobrada com jovens que apresentam tendência à depressão

 

Fonte: Pais & Filhos Autora: Jennifer Detlinger

 

Não é de hoje que histórias e desafios perigosos são espalhados pelas redes sociais. Em 2017, o jogo da baleia azul foi tão sério, que ficou associado diretamente com aumento de casos de suicídio entre crianças e adolescentes, causando preocupação em famílias do mundo todo.

Desta vez, autoridades de vários países foram alertadas pelo aparecimento de “Momo”, um desafio que começou a circular entre os jovens pelo WhatsApp – o jogo consiste em adicionar um contato com o suposto número de Momo e iniciar uma conversa. Com uma aparência aterrorizante, a imagem do Momo ficou famosa pelo aplicativo de conversas e vem causando curiosidade entre os internautas. Mas especialistas advertem que o desafio pode ser algo muito mais sério do que uma simples distração online.

Para Andrea Ramal, consultora em Educação, doutora em Educação pela PUC-Rio e autora do livro Educação na Cibercultura, os pais precisam estar conectados e participar ativamente do mundo digital para conseguir monitorar a atuação dos filhos nas redes sociais.

“Eles precisam se informar cada vez mais sobre as novas tecnologias e aprender a usar os dispositivos e mídias que os filhos dominam. Só assim vão conseguir saber o que está acontecendo e agir de forma preventiva sempre que uma possível ameaça for detectada”, ressalta a especialista.

Leia a matéria completa!
2018-08-02T18:51:59+00:00