Entrega de certificados é feita em festa e vista como forma saudável de incentivo

Fonte: O GloboAutora: Jacqueline Costa

 

Quem entra na recepção do Pensi Recreio logo se depara com seis fotos de alunos penduradas nas paredes. As imagens chamam a atenção e estão ali representando uma filosofia levada muito a sério por essa rede de ensino: a meritocracia. O diretor da unidade, Rafael Demartine, explica que os estudantes com os melhores desempenhos participam de uma premiação anual, com direito a discursos e entrega de certificados, além das tais fotos comemorativas.

A cerimônia acontece com toda a pompa a que tem direito, fora da escola, com a participação de diretores, professores e familiares. São homenageados os primeiros colocados de cada unidade e as melhores médias de toda a rede, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. O último evento aconteceu no Cine Odeon, no mês de março.

A educadora Andrea Ramal acredita que a meriotocracia na escola é algo muito natural. “É uma preparação para a vida, sobretudo para o mundo do trabalho, que é uma esfera onde se premia, em geral, aos que mais resultados apresentam. Claro que a escola não deve fazer isso de uma forma nociva, por exemplo, menosprezando os estudantes que não são premiados. Porém, valorizar quem se destaca pode estimular uma competição positiva, um desejo de autossuperação”, comenta a Doutora em Educação pela PUC-Rio.