O mercado de trabalho exige novas competências em 2020 Foto: Pixabay

Fonte: O GloboAutora: Ana Carolina Diniz

Andrea Ramal, consultora e doutora em Educação pela PUC-Rio, selecionou 10 competências que estarão em alta este ano no mercado de trabalho. Confira:

  1. Alfabetização de dados

Ler dados significa ler e compreender a informação que os números transmitem para fazer uma decisão inteligente. Não é necessário ser cientista de dados para compreender as informações críticas e primordiais no trabalho que desenvolve.

  1. Pensamento crítico

Pensamento crítico é chegar ao “porquê” por trás das informações, questionar sua procedência e quais perguntas foram feitas para chegar nesse resultado. Graças ao pensamento crítico, o profissional pode tomar a decisão mais inteligente.

  1. Habilidade em tecnologia

Em um mundo marcado por inovações tecnológicas e pela rapidez das mudanças, os conhecimentos se tornam obsoletos ou insuficientes em pouco tempo. Algumas profissões deixaram de existir e outras se tornaram completamente diferentes nos últimos anos. Mesmo sem um professor do lado ou sem frequentar cursos formais, os profissionais deverão ter habilidade para aprender o tempo todo, mantendo-se atualizados por meio de processos de educação continuada. O mesmo vale para a atualização em conhecimentos tecnológicos.

  1. Adaptação e flexibilidade

Adaptação e flexibilidade são fundamentais em um mundo em que as profissões precisam se reinventar permanentemente, à medida que surgem tecnologias e inovações. Flexibilidade é saber conviver com visões diferentes, é estar disposto a aprender o tempo todo, a mudar práticas e processos sempre que necessário. A flexibilidade é mais uma atitude, uma forma de entender a sua posição no mundo e no mercado profissional.

  1. Criatividade

A criatividade tem um papel importante, no sentido de conseguir pensar fora da caixa. A criatividade não é um dom, é possível desenvolvê-la a partir de técnicas específicas.

  1. Inteligência emocional

Saber lidar com estresse e pressão, ter iniciativa e levar uma vida de maneira mais equilibrada são fatores que ajudam a ter um desempenho melhor.

  1. Inteligência cultural e diversidade

As empresas costumam montar equipes multidisciplinares e estas podem variar de acordo com cada projeto. Isso requer capacidade de ouvir os diversos pontos de vista e de exercer diferentes posições nos grupos – ora podemos ser o líder, ora coadjuvantes ou colaboradores. Conviver bem com as diferenças de cultura, raça, crença e posição política é essencial. Ter uma atitude inclusiva é ainda melhor.

  1. Habilidades de liderança

A habilidade na gestão de pessoas, a capacidade de liderança e a abertura para o diálogo são essenciais para o mercado de trabalho de hoje.

  1. Julgamento e tomada de decisão

É a capacidade de tomar decisões e conseguir resolver problemas simples ou complexos, analisando criteriosamente as informações. O colaborador que tem essa competência consegue avaliar opções e implementar as melhores soluções para a situação e, consequentemente, para a empresa como um todo.

  1. Colaboração

É fundamental que se saiba criar a cultura do banco de dados, da socialização do conhecimento. Os profissionais devem se integrar e trabalhar de forma coletiva, aprendendo em colaboração e trabalhando de forma cooperativa.

Se você se interessou sobre o tema debatido acima, confira o artigo: CURSOS DE FÉRIAS AJUDAM A TURBINAR O CURRÍCULO, no qual a educadora Andrea Ramal dá dicas sobre cursos de férias para você enriquecer ainda mais o seu currículo.