A FORMA DE INTRODUZIR UM LIVRO NA ESCOLA PODE AJUDAR A ATRAIR A ATENÇÃO DO ALUNO

/, Educação no País, Profissão Professor/A FORMA DE INTRODUZIR UM LIVRO NA ESCOLA PODE AJUDAR A ATRAIR A ATENÇÃO DO ALUNO

Bienal do Livro do Rio. FOTO: Rayssa Cerdeira/CBN

 

Fonte: CBN

 

No ‘Escola da Vida’ do dia 12 de setembro, a educadora Andrea Ramal e Bianca Santos, apresentadora do CBN Rio, conversaram com Nina Krivochein, na XIX Bienal do Livro. A escritora de 15 anos é uma premiada autora brasileira e já tem cinco livros publicados. O bate-papo foi sobre a importância da leitura na infância e adolescência e como jovens podem publicar seus próprios livros.

A jovem escritora

Nina escreveu o primeiro livro aos sete anos e a obra logo foi adotada como material didático em escolas públicas. Agora, a jovem lança seu primeiro romance juvenil: ‘Luna Moon e a guerra entre os reinos’. 

Como estimular os alunos a escrever

“Existem métodos simples para estimular os alunos a escrever. O professor pode, por exemplo, colocar um bilhetinho na redação do estudante com recadinhos, como: “Adorei o seu texto, me identifiquei com essa mensagem”, ou “Que interessante alguém da sua idade conseguir escrever assim”. Estes pequenos recados, não só uma nota fria, já são um grande incentivo. Outra dica é o professor ler na sala de sala as melhores redações. Assim, todos os alunos ouvem o texto e admiram boas redações, além de se identificarem e aprendem. Dessa forma, os mestres valorizam os estudantes. Sempre haverá uma redação, um tema que o aluno vai se destacar, então, ao longo do ano, o docente vai ler redações de diversos alunos e aquele autor mirim vai se sentir reconhecido pelo lindo trabalho”, aconselha a educadora.

Ouça o boletim na íntegra!
2019-09-12T16:16:47+00:00