FANTÁSTICO: ABISMO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS EVIDENCIA NECESSIDADE DE ADIAMENTO DO ENEM

/, Educação no País, ENEM e Vestibular/FANTÁSTICO: ABISMO ENTRE ESTUDANTES BRASILEIROS EVIDENCIA NECESSIDADE DE ADIAMENTO DO ENEM

Fonte: Fantástico 

 

Desde que as escolas e cursinhos fecharam por conta da pandemia, milhões de alunos que vão fazer o Enem 2020 ficaram sem aulas. Enquanto o governo não anuncia uma nova data para o exame, boa parte desses estudantes têm que enfrentar outro problema: Como se preparar para uma prova tão importante, sem as mínimas condições de estudo em casa?

A reportagem do Fantástico constatou o que já se previa. O abismo entre os mundos dos estudantes brasileiros. Como falar de ensino à distância em um país em que um quarto dos alunos sequer tem acesso à internet? No Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, essa é a realidade da estudante Débora. Ela sonha em ser advogada e diz que o Enem é sua única chance. “Caso eu entre eu seria a primeira pessoa da minha família, daqui de casa a entrar pra faculdade. Mas não é sempre que temos dinheiro para colocar a internet para eu poder estudar”, desabafa.

Dezesseis estados e o Distrito Federal passaram a transmitir aulas pela televisão, mas o método ainda encontra problemas. Alunos não conseguem acesso a materiais de apoio nem tirar dúvidas com os professores.

“Para esses jovens que estão passando por um momento de angústia, o conselho é não parar de estudar. Ainda não sabemos quando será a prova, mas com o que for possível, procure estudar e se planejar e, assim, não deixar muito tempo passar para não perder o ritmo e não chegar despreparado para a prova”, aconselha a educadora Andrea Ramal.

Assista!
2020-05-25T10:56:25+00:00