ESCOLA IDEAL EXISTE? O QUE OS PAIS DEVEM LEVAR EM CONTA NA ESCOLHA

/, Tendências/ESCOLA IDEAL EXISTE? O QUE OS PAIS DEVEM LEVAR EM CONTA NA ESCOLHA

Foto: Shutterstock

 

Fonte: Gazeta do Povo | Autora: Danielle Blaskievicz

Escola ideal é uma definição subjetiva diretamente relacionada ao modo de viver da família e ao perfil do estudante quando o assunto é a instituição de ensino.

Rankings dos colégios

A doutora em Educação Andrea Ramal, que também é consultora e escritora, destaca que um erro frequente de muitos pais é se basear exclusivamente em rankings elaborados pelo mercado ou a partir de indicações de amigos. Ela alerta que observar se o perfil da escola é compatível com o da criança é decisivo para o desempenho acadêmico.

Nem toda escola é adequada para todo perfil de aluno e de família. Os pais devem checar se concordam com o modelo educacional e os valores que a escola promove”, orienta.

Elementos importantes

Segundo ela, a posição no ranqueamento entre as instituições de ensino não é a forma mais adequada de avaliar a qualidade do ensino. Há outros fatores importantes como a formação dos professores; a diversificação do currículo com atividades de artes, música, esportes, robótica e idiomas e o uso inteligente de tecnologias nas aulas. “Vale conversar com outras famílias: os estudantes gostam das aulas e a didática é motivadora? O bom professor estimula que os alunos participem ativamente das aulas, com dinâmicas, apresentações e interação”, pontua.

Leia a matéria completa
2019-09-09T12:41:05+00:00