Alunos em sala de aula. Foto: Márcia Costa/Divulgação

Fonte: CBN

No ‘Escola da Vida’, o assunto é a escola em tempo integral. A educadora Andrea Ramal destaca um estudo que mostra que quando a escola tem esse modelo de ensino, o rendimento dos alunos é melhor se comparado com os de estudantes de unidades de tempo parcial. A conversa contou com a participação do professor Luiz Fernando de Moraes Barros, diretor da Escola SESC de Ensino Médio, uma das referências em ensino integral no Brasil.

Segundo Andrea Ramal, uma das vantagens do ensino integral, além da possibilidade de aprender mais, é ficar menos tempo em áreas de risco. “Um ponto positivo é ficar menos tempo fora de área de risco, com assédio da violência ou do tráfico de drogas, correndo risco de levar bala perdida ou ficar no meio de um confronto”, comenta a especialista.

“Nas escolas de tempo integral, a criança fica monitorada, tem espaço para esporte, lazer e não precisa levar trabalho para casa. Esse modelo já acontece em vários países do mundo, inclusive na América Latina. Existem países na América Latina, inclusive, que não há mais escolas em tempo parcial, apenas integral”, conta a educadora.

“Criticamos, frequentemente, a escola tradicional, mencionando que a escola precisa se renovar, que o professor tem que ser mais capacitado, entretanto existe um problema anterior: os pais não têm coragem de deixar seus filhos irem à escola. Essa situação é muito grave, principalmente porque não são casos isolados, e sim de um grande número de colégios da cidade do Rio de Janeiro. Como vai ser a formação dessas crianças, como vai ser o nosso município daqui a dez anos, que juventude vamos formar com um clima desses?”, questiona a educadora.

Luiz Fernando de Moraes Barros, diretor da Escola SESC de Ensino Médio, afirma: “A nossa missão pública é educar jovens brasileiros com autonomia para a criatividade e para o compromisso social. É uma missão simples, breve e muito potente”.