ESCOLA E FAMÍLIA PODEM AJUDAR A EDUCAR CRIANÇAS PARA UM VOTO MAIS CONSCIENTE

/, Educação em Casa, Educação no País/ESCOLA E FAMÍLIA PODEM AJUDAR A EDUCAR CRIANÇAS PARA UM VOTO MAIS CONSCIENTE

Créditos: Nelson Jr./ASCOM/TSE (BBC NEWS BRASIL)

 

Fonte: CBN

 

No ‘Escola da Vida’ do dia 11 de abril, a educadora Andrea Ramal falou, ao vivo, sobre como a escola e a família podem ajudar a educar crianças para um voto mais consciente.

“Percebemos que boa parte dos cariocas e também dos brasileiros não vota de forma consciente. E o retrato disso é que, nas ultimas eleição, cinco deputados recém-eleitos pelo Rio estão presos e chegaram a assinar o livro de posse no presídio. O brasileiro precisa levar mais a sério o momento das eleições. Existem pessoas que votam nulo ou votam pelo carisma dos candidatos, sem olhar o histórico e as propostas, se baseando apenas nas propagandas eleitorais”, comenta a educadora.

“E o mais grave: muitos eleitores simplesmente não cobram resultado de seus governantes. Acredito que tanto a escola quanto a família podem ajudar a mudar esse quadro. O ideal é educar desde já crianças e adolescente para um voto mais consciente, conversando com as crianças sobre as necessidades da nossa população. Também é válido ler as propostas dos candidatos e explicar os papéis de cada cargo político. Nas escolas, redações e debates podem contribuir muito. A ideia é falar de cidadania, incentivando as crianças e pensar por si mesmas, sem fazer a cabeça delas ou falar de partido”, aconselha a especialista.

Ouça o boletim na íntegra!
2019-04-11T17:30:23+00:00