ESCOLA DA VIDA, NA CBN, Andrea Ramal comenta a volta das aulas presenciais

/, Destaque, Educação no País/ESCOLA DA VIDA, NA CBN, Andrea Ramal comenta a volta das aulas presenciais

Fonte: Rádio CBN, 08 out. 2020

No quadro Escola da Vida, na CBN Rio, Andrea Ramal analisou o retorno das aulas presenciais em algumas escolas particulares no Rio de Janeiro: “A volta às aulas ainda é uma ação muito frágil. Por isso, insisto que o ideal é termos atividades reduzidas nas escolas. A ideia é que os jovens não se desanimem ainda mais após tantos meses de isolamento. Entendo que colocar todos os alunos em uma mesma sala de aula é uma medida ainda muito precoce. Lembrando que os professores também estão bastante preocupados e com razão.”

Durante o programa, Andrea Ramal também comentou a nota da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, a declaração do secretário Comte Bittencourt sobre um “apagão” na Educação e as novas resoluções na educação, a partir da autorização para o ensino remoto até dezembro 2021.

Andrea Ramal disse que sempre defendeu que não haja reprovação e nem um processo que precise começar do zero. Para a especialista em educação, Doutora pela PUC-RJ, seria algo extremamente desmotivador para as crianças e os jovens. “Reprovar apenas alguns alunos seria injusto para quem não teve acesso à educação on-line. Esses estudantes acabariam sendo novamente prejudicados. A opção mais encorajadora, em uma situação emergencial como a que passamos, seria pensarmos em “dois anos em um”, adequando todos os planos de aula”, explicou.

>OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
2020-10-09T09:57:28+00:00