Fonte: O GloboAutor: Danilo Perelló

Neste artigo, a educadora Andrea Ramal debate sobre os principais impactos da pandemia na esfera educacional. Tendo esse tema como fio condutor, ela aborda os principais desafios de escolas, pais, professores e alunos em continuar os estudos em um momento de educação a distância e ensino remoto.

Doutora em Educação pela PUC-Rio, Andrea Ramal tem acompanhado o esforço de escolas, pais e alunos para se adaptarem ao universo on-line na pandemia. Por isso, adverte: no primeiro momento, cuidar do emocional dos estudantes será um desafio maior do que verificar o quanto eles vêm aprendendo ou adotar o ensino híbrido, aliando (para valer) os modelos presenciais e à distância.

Como avaliou a adaptação das escolas à pandemia?

O que aconteceu até o momento foi na base do improviso. O professor foi dormir como profissional presencial e acordou on-line. O que tem acontecido neste trimestre não é educação a distância, é ensino remoto. Educação a distância tem metodologias, estratégias e materiais específicos, frutos de estudos e experiências de vários anos. Os professores, na maioria das vezes, começaram a fazer videoaulas, e houve casos de escolas que se limitaram a passar tarefas que não são da educação a distância formal. Acredito que foi apenas uma maneira que se encontrou de manter as mentes dos alunos ativas e o vínculo com a escola. Mas de maneira nenhuma podemos considerar as matérias deste período como dadas. Na volta, terão que ser feitas avaliações com os alunos, não para valer nota, mas como diagnóstico. E, então, trabalhar de forma personalizada. Certamente houve alunos que conseguiram aproveitar, e outros que não conseguiram.

Na prática, o que diferencia o ensino remoto do a distância?

Na educação a distância, uma coisa muito importante é estabelecer comunidade virtual, criar sentimento de pertencimento e promover troca de experiências. Cuida-se mais do emocional dos alunos, para que eles não se sintam sozinhos. Existem ferramentas e ambientes virtuais para isso. Mas, principalmente, os professores precisam saber fazer. O que aconteceu foi muito isolado, com pouca criação de grupo e interação. Outra diferença são os materiais. Existe um profissional que se chama desenhista instrucional, que constrói material pensando no aluno a distância. Ele usa uma série de técnicas didáticas para isso. Na quarentena, o material foi basicamente o mesmo que seria dado em uma aula presencial. Para aprender a distância, é preciso ter muita disciplina, autonomia e motivação. Em faculdades, foram feitos estudos com professores com bons resultados. Um deles começava a aula comentando o noticiário. Os alunos participavam e o engajamento aumentou. Quem não entrava passou a entrar. Não houve evasão; houve mais estudo e um desempenho melhor. Um aprendizado que não foi de solidão.

O que faltou aos colégios, então, foi tempo para treinar os professores, uma vez que as plataformas já existem?

Existem plataformas gratuitas, como a Moodle, a mais usada no mundo. Se podemos tirar algo positivo deste período é esse choque de realidade para as escolas, de que não se pode pensar mais o ensino de forma apenas presencial, mas também capacitar os professores, porque o futuro do ensino é híbrido. Mesmo sem pandemia, já deveríamos estar trabalhando dessa forma. Os alunos amam tecnologia. Há o desafio de a maioria dos professores ter nascido quando a tecnologia não era ainda a base de tudo. Temos professores da geração X dando aulas para alunos da Y e da Z e até para essa que ainda não tem nome e nasceu já num mundo completamente tecnológico. É muito importante aproveitarmos esse sinal de alerta.

Qual é o papel da família neste momento?

É fundamental, pois determina o que funcionou ou não até agora. Quem acompanhou os estudos dos filhos contribuiu para melhores resultados. E há quem aproveite outras situações da casa para estimular a criança, como fazê-la calcular os ingredientes de uma receita de bolo. Mas a família não pode saber tudo sozinha. As escolas deveriam tê-las capacitado com videoaulas também. Algumas o fizeram, mas a maioria deixou as famílias à deriva. As escolas largaram tanto que (o aproveitamento) ficou dependendo da formação dos pais. O lado positivo é que as famílias vão ficar mais conscientes do seu papel. Algumas fizeram isso (esse acompanhamento) pela primeira vez. As pesquisas mostram que o envolvimento dos pais melhora a nota e diminui a reprovação.

Qual o maior impacto do isolamento para o aluno?

O que pesa mais é o lado psicológico. Sabemos, por estudos da neurociência, que você só aprende com motivação e, a longo prazo, quando mexe com a emoção. E acho que não estamos conseguindo ter isso nesta pandemia: envolvimento, cuidado com a solidão, com a tensão de quem vai fazer Enem. Quando os alunos voltarem para a escola, o aprendizado não estará tão prejudicado, porque crianças e jovens têm a mente muito disposta a aprender. Mas há o risco de o jovem não querer voltar a estudar. No Brasil, em especial nas escolas públicas, há muita evasão no ensino médio. Ter cuidado com isso é fundamental.

É o caso de repensarmos reprovações este ano?

Com certeza. Os ciclos escolares não precisam coincidir com nosso ano civil. Você não precisa aprender tudo até dezembro. Não importa se eu estou no 5º ou no 6º ano. O que importa é desenvolver certas competências para a vida, a universidade, o ensino técnico ou o que for. Neste momento, deveríamos esquecer esse número arbitrário e tratar das competências a médio prazo. Seria uma aprovação automática, mas bem-feita, com uma ficha de acompanhamento para cada aluno, sabendo o que ele ainda precisa desenvolver.

Qual a sua opinião em relação ao Enem deste ano?

A desigualdade é muito grande. Há alunos que não têm internet boa ou computador, ou só têm um computador para a família toda, ou não têm ambiente em casa para estudar. A gente pode dizer que o Enem nunca foi em igualdade de condições, mas realizá-lo como se nada tivesse acontecido seria acirrar ainda mais as injustiças.

Se gostou do artigo acima, então você não pode deixar de conferir o artigo “Educadores indicam atividades que ajudam estudantes a lidar com confinamento e aulas a distância”, no qual Andrea Ramal aborda a importância de educadores e responsáveis estarem atentos para saúde mental das crianças e adolescentes.

AS QUATRO COISAS PROIBIDAS NA REDAÇÃO DO ENEM

5 de janeiro de 2022|0 Comments

Neste artigo, a educadora Andrea Ramal promove um debate com a youtuber Carol Mendonça acerca das quatro coisas que um estudante que deseja realizar uma boa redação não pode fazer. Se você se interessou pelo tema, então não deixe de ler o texto abaixo.