Ensinando ética às crianças

//Ensinando ética às crianças

Fonte: MultiRioAutor: Andrea Ramal

No episódio Por que tenho que ser bom?, da série O Que Me Faz Ser Eu?, exibida pela MultiRio, a questão apresentada às crianças é: o que nos leva a escolher fazer coisas certas, e não erradas?

A história que dá início à discussão já era contada por Platão, quase 400 anos antes de Cristo. Fala de um pastor que encontra um anel mágico: quando ele usa, fica invisível. O pastor era bom e honesto, mas será que resistiria à tentação de fazer tudo o que quisesse, mesmo que algo fosse errado, já que ninguém poderia descobrir? A identificação das crianças com o dilema é imediata. A pergunta que surge é: “E você, se tivesse um anel como esse, o que faria?”.

No debate com crianças, vale trazer exemplos práticos. Uma ideia possível: situações que acontecem no trânsito da cidade. Aquele motorista que só para no sinal vermelho quando há um guarda controlando, o outro que não excede o limite de velocidade só no trecho que tem radar, ou aquele que consome bebida alcoólica e mesmo assim dirige, só porque não há blitz nesse dia. Será que essas pessoas só se preocupam com a vida quando há alguém vigiando? E a pergunta para as crianças: se não tivesse lei, nem guarda, nem câmeras, você sempre faria o que é certo?  […]

 

Leia a matéria completa
2017-12-27T11:58:29+00:00