ENEM 2021 – COMO OS ESTUDANTES DEVEM SE PREPARA?

/, Encontro com Fátima Bernardes, ENEM e Vestibular/ENEM 2021 – COMO OS ESTUDANTES DEVEM SE PREPARA?

Andrea Ramal analisa os desafios que envolvem o ENEM 2021

A educadora Andrea Ramal participou do Encontro com Fátima Bernardes e falou sobre os desafios que envolvem as provas do Enem 2021. Andrea destacou a preocupação de milhões de jovens, principalmente os que estudam em escolas públicas, com as dificuldades geradas pela pandemia da Covid-19 e a falta de estrutura no modelo online.

Enem “com a cara do atual governo”

Logo no início do programa, o apresentador Manoel Soares, à frente do Encontro ao lado de Patrícia Poeta, questionou a especialista sobre como lidar com a redação diante de mensagens publicadas recentemente pelo Presidente da República. Segundo Jair Bolsonaro, o Enem 2021 terá a “cara do atual governo”. Bolsonaro ainda classificou o padrão de prova do Enem como descabido e com forte ativismo político. Andrea Ramal explicou que a educação é um ato político em si. E disse também que o clima que tem sido gerado para essa prova preocupa. Afinal, há uma forte redução no número de candidatos inscritos, em mais uma clara demonstração da insegurança dos jovens.

“A educação básica tem 47 milhões de estudantes atualmente e só 8 milhões estão matriculados em escolas particulares. Ou seja, há um enorme número de estudantes de escolas públicas que se sentem em desvantagem pela falta de computador e internet de qualidade, em alguns municípios um serviço bastante caro, além de muitos não terem material didático”, destacou Andrea.

Dicas para se dar bem na redação

Em outro momento da entrevista, sobre a importância da redação, Andrea Ramal aconselhou os estudantes a seguirem cinco critérios que são fundamentais para conquistar uma boa nota: não fugir do tema proposto; enriquecer o texto com outros conteúdos relacionados; saber usar conectivos e não se esquecer de apresentar uma solução para o problema apresentado. Andrea disse, ainda sobre as polêmicas declarações do Presidente da República, acreditar que os avaliadores estarão atentos, não se deixarão levar por questões ideológicas e estarão focados nos critérios que realmente devem ser levados em conta.

A educadora comentou também sobre o grande número de alunos que pararam de estudar. Andrea Ramal ressaltou a importância da promoção de uma busca ativa dos estudantes, com idades entre 18 e 25 anos, para que voltem à escola, independentemente da realização do Enem, pois o índice de evasão ainda é muito grande. Andrea lamentou que muitos dos jovens que estão saindo do Ensino Médio, e deixam a escola para trabalhar, acabam ficando sem emprego, pois não têm a formação necessária.

Andrea Ramal aponta o apoio da família como fundamental nesses dias que antecedem as provas. Segundo a educadora, os familiares não devem fazer cobranças nem comparações, mas estimular, tranquilizar e apoiar os jovens na revisão tão necessária.

Se você acompanha o trabalho da educadora Andrea Ramal, então não pode deixar de conferir o artigo: Rádio CBN: Os estudos durante a pandemia.

Confira a participação no link abaixo:https://globoplay.globo.com/v/10051552/

Confira a participação no link abaixo:https://globoplay.globo.com/v/10051552/

AS QUATRO COISAS PROIBIDAS NA REDAÇÃO DO ENEM

5 de janeiro de 2022|0 Comments

Neste artigo, a educadora Andrea Ramal promove um debate com a youtuber Carol Mendonça acerca das quatro coisas que um estudante que deseja realizar uma boa redação não pode fazer. Se você se interessou pelo tema, então não deixe de ler o texto abaixo.

CRISE INFLUENCIA NO NÚMERO DE INSCRITOS NO ENEM

16 de dezembro de 2021|0 Comments

Regras para isenção de pagamento da taxa de inscrição e para treineiros também estão entre as razões

ENEM 2021 – COMO OS ESTUDANTES DEVEM SE PREPARA?

18 de novembro de 2021|0 Comments

O Enem é a principal porta para que os jovens possam ingressar em um curso do ensino superior. Neste artigo a educadora Andrea Ramal aborda os principais desafios enfrentados pelos estudantes que desejam participar do exame em 2021.

2022-03-25T14:00:24+00:00