ENEM 100% DIGITAL ESBARRA EM FALTA DE ESTRUTURA NAS ESCOLAS

/, ENEM e Vestibular, Tendências/ENEM 100% DIGITAL ESBARRA EM FALTA DE ESTRUTURA NAS ESCOLAS

RI – Rio de Janeiro, RJ. 23/05/2019. BANCO DE IMAGENS PARA O ENEM 2019. Fotografia: Brenno Carvalho / Agência O Globo. Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

 

Fonte:  Época | Autor: Paula Ferreira e Rodrigo Castro

 

RIO – A proposta do governo de transformar o ENEM em um exame 100% digital até 2026 é vista com desconfiança por especialistas em educação. Anunciada nesta quarta (3) pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, a transição da prova impressa para o computador terá início com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais a partir de 2020.

“O governo está começando pela ponta final. Para implementar um exame dessa magnitude, seria necessário antes haver um histórico de inclusão digital da população e nas escolas. E não vemos esta realidade. Até momento, não houve nenhum indício por parte do MEC relacionado, por exemplo, a equipar escolas com computadores”, avalia Andrea Ramal, consultora em educação.

Ela diz que, para cumprir a meta estabelecida, seria necessário dar início ao processo de inclusão nas escolas, incluindo capacitação de professores, em uma ação conjunta, com participação de governo, estados e municípios. “Se não houver uma mobilização imediata neste sentido, não há como alcançar o objetivo de um ENEM 100% digital mesmo num prazo de sete anos”.

Leia a matéria completa
2019-07-12T13:33:32+00:00