Fonte: É de Casa

 

 Este artigo tem como objetivo apresentar as principais soluções desenvolvidas por escolas e responsáveis para da prosseguimento as aulas em tempos de pandemia. Nosso objetivo é demonstrar como soluções criativas do dia a dia podem servir de apoio educacional para crianças e adolescentes em idade escolar. 

Patrícia Poeta contou como tem sido as aulas diante do “novo normal”. A apresentadora do programa É de Casa, da TV Globo, conversou ao vivo, por vídeo, com a educadora Andrea Ramal e com a atriz Ingrid Guimarães, que tem uma filha em idade escolar. 

É necessário que os pais estejam inteirados com as atividades escolares dos filhos

“O que a Ingrid fez é como todos os responsáveis deveriam ter feito na quarentena. Ela ficou inteirada nos exercícios e atividades escolares, mostrou a importância dos estudos e, aos poucos, foi fazendo com que a filha fosse ganhando autonomia. Como professora, dou parabéns e fico emocionada com esse depoimento”, destaca a doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Escolas precisam orientar pais e alunos

“Nem todos os pais sabem exatamente como agir nesta quarentena. As escolas precisavam ter orientado os responsáveis. Na verdade, ainda dá tempo! A escola deve dar orientações sobre o que a família deve fazer. Por exemplo, a Ingrid comentou que não se lembra de tudo de matemática. Os pais não precisam necessariamente saber o conteúdo. Eles podem apoiar emocionalmente o filho, acompanhar o trabalho da escola e até mesmo criar atividades lúdicas e educacionais em casa, como, por exemplo, ler um livro, fazer uma receita de bolo, que leva a criança a fazer cálculos matemáticos para as proporções dos ingredientes, fazer o orçamento da família do mês, calculando o que vai gastar e quanto pode economizar. Tudo isso são orientações que a própria escola poderia ter dado”, ressalta Andrea.

Se você se interessa sobre os efeitos da pandemia sobre a vida de pais e alunos, então não pode deixar de ler o artigo “Como será a volta às aulas nas escolas do Rio após temporada on-line, em que a educadora Andrea Ramal discute as tendências educacionais para o pós-pandemia.