DICAS PARA ORGANIZAR A ROTINA DE ESTUDOS EM CURSOS A DISTÂNCIA

/, Educação no País, Tendências/DICAS PARA ORGANIZAR A ROTINA DE ESTUDOS EM CURSOS A DISTÂNCIA

Créditos: Adobe Stock

 

Fonte: UOL 

O estudo a distância permite flexibilidade de horário e local para aprender em ritmo próprio. Porém, envolve disciplina, organização e automotivação. Quem não desenvolve essas habilidades pode acabar desistindo do curso, dizem especialistas.

Para buscar orientações de como administrar o tempo e organizar os estudos a distância, o UOL ouviu a Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC-Rio.

1. Tenha metas de estudo e organize um cronograma

2. Cuide do ambiente e da estrutura de estudo

Os estudantes devem organizar não só uma rotina de estudos, mas também o ambiente, diz a educadora Andrea Ramal.

“Isso inclui preparar um lugar sossegado, limpo, confortável, silencioso, com boa iluminação e materiais necessários para o estudo, como uma conexão boa à internet. Esses elementos fazem toda a diferença na capacidade de concentração e aprendizado”, afirma.

3. Cumpra prazos

4. Reserve tempo para interação virtual

5. Seja curioso e vá além do proposto pelo curso

Para aproveitar ao máximo o EAD, o estudante deve ir além dos conteúdos obrigatórios, buscando leituras complementares e diferentes conteúdos sobre o assunto. Compartilhar esse conhecimento com o grupo ainda ajuda no networking. Com essas dicas, o aluno estará desenvolvendo habilidades úteis para o estudo a distância e para a vida, segundo a doutora em educação.

“Autonomia, disciplina, maturidade, interatividade, planejamento, proatividade, capacidade de adaptação, comprometimento, flexibilidade e entrega de resultados são algumas características extremamente importantes para o melhor aproveitamento do curso a distância e muito valorizadas também no mercado de trabalho”, diz Andrea.

Leia a matéria completa
2019-01-14T16:47:57+00:00