Fonte: CBN

 

Com um cenário de falta de professores, evasão de alunos e redução no repasse de verbas, a Faetec só encolheu nos últimos anos. Em todo o estado, o Sindicato dos Profissionais da Educação e a Associação de Docentes de Ensino Superior da Faetec afirmam que o número de estudantes da rede despencou mais de 50%. O orçamento para investimento previsto para 2018 era de R$ 1,119 bilhão, mas apenas R$ 570 milhões foram aplicados.

Crise na educação

“É lamentável a situação desses cursos técnicos. Esse é um retrato do que acontece na educação do estado do Rio de Janeiro. As escolas de ensino médio também vivem problemas muito similares, motivados pela crise que o estado passa e, sobretudo, muitos anos de corrupção que acabaram falindo nosso estado”, explica a educadora Andrea Ramal.

Importância dos cursos técnicos

“O ensino técnico é fundamental para o desenvolvimento da região. Ele permite uma entrada mais direta e mais imediata ao mercado de trabalho. Muitas vezes as vagas técnicas oferecem salários bons, eventualmente até maiores do que de profissionais com ensino superior. E serve também como experiência para a entrada no mercado de trabalho. Quem nunca ouviu um jovem comentar: ‘as vagas de emprego pedem experiência, mas como vou conseguir experiência se não me dão oportunidade?’. O curso técnico também é a saída para essas situações, pois oferece ao jovem a chance de experimentar uma profissão na prática. Além disso, nada impede que ele entre depois na faculdade depois”, ressalta a Doutora em Educação pela PUC-Rio.