CONGRESSO DE REPENTE, PROFESSOR ONLINE

/, Palestras, Profissão Professor, Tendências/CONGRESSO DE REPENTE, PROFESSOR ONLINE

 

 

A educadora e consultora Andrea Ramal foi uma das palestrantes do Congresso “De Repente, Professor Online”, promovido pelo GEN Educação. Junto com outros convidados, a Doutora em Educação pela PUC-Rio participou da mesa de abertura do evento e abordou os desafios do ensino superior nesse período de pandemia. Com palestras, mesas-redondas temáticas, oficinas e trocas de experiências, o primeiro congresso virtual do GEN contou com a participação de palestrantes de diversas áreas do conhecimento. O objetivo foi discutir os desafios dos professores frente às tecnologias e ao novo contexto de ensino-aprendizagem.

Com ampla experiência na capacitação de professores e gestores de escolas e universidades por toda a América Latina, Andrea Ramal apresentou técnicas para a implementação de metodologias ativas. Além disso, trocou ideias sobre o papel dos professores no mundo pós-digital e nesse período de ensino a distância. Deu, ainda, dicas de como manter os estudantes motivados e como fazer as avaliações.

“Com a pandemia do novo coronavírus, os estudantes precisaram, da noite para o dia, passar do presencial para o ambiente on-line, sem qualquer preparação para isso. As instituições de ensino superior também não estavam preparadas para orientarem os estudantes, assim como os docentes. Assim de repente, os professores que lecionavam em salas de aulas presenciais passaram a dar aulas virtuais. E é fundamental lembrar que educação híbrida e o ensino domiciliar precisam de planejamento muito cuidadoso e preparação dos professores, materiais e recursos. Entretanto, não houve tempo hábil para isso”, destaca Andrea.

“A educação a distância nesse momento de isolamento social é uma saída para o ensino universitário, uma vez que os alunos são mais autônomos. Os estudantes já passaram pelo Enem e pelo vestibular e têm um pouco mais de traquejo com o ensino híbrido, que já existe na maioria das faculdades, mesmo nos cursos presenciais”, ressalta a especialista. “O que a situação atual promoveu pode ser uma oportunidade para as instituições manterem o uso de recursos digitais nas suas aulas no futuro, mas de uma maneira planejada”, analisa.

Confira algumas fotos do evento:

2020-06-19T11:09:31+00:00