COMO TORNAR A VOLTA ÀS AULAS MAIS AGRADÁVEL?

/, Educação em Casa, Educação no País, Tendências/COMO TORNAR A VOLTA ÀS AULAS MAIS AGRADÁVEL?

Crédito: Pressfoto / Freepik

Fonte: CBN

 

No quinto boletim ‘Escola da Vida’ do programa CBN Rio, da rádio CBN, a educadora Andrea Ramal falou sobre a volta às aulas.

A educadora deu dicas para os pais ajudaram o filho nesse retorno. “A primeira dica é para os pais de crianças que estão no ensino fundamental. O conselho é planejar agora a volta às aulas. O ideal é incentivar o filho a dormir mais cedo e ler um livro. Além disso, os pais não podem falar da escola de forma negativa, com expressões como: “Agora acabou a brincadeira”, “Voltou a vida dura”. Os pais precisam mostrar que o novo ano letivo será bom e que a brincadeira não se opõe aos estudos. Planejando bem a agenda do seu filho, a criança consegue retomar o ritmo aos poucos e, ao mesmo tempo, ter momentos de lazer e de brincadeira, que são tão importantes”, aconselha a especialista.

Já para os adolescentes, a Doutora em educação pela PUC-Rio recomendou autodisciplina. “Para os jovens, a dica é deixar o celular e os games de lado, pegar uma agenda e fazer um plano de trabalho. Lembrando que o ensino médio é a prévia do Enem. Os alunos do primeiro ano também precisam se atentar para os futuros exames, já que os vestibulares e o Enem são o resumo dos três anos de ensino médio. É importante levar a sério essa preparação, planejar os estudos e não deixar as matérias acumularem”, sugere a educadora.

Ouça o quadro na íntegra!
2019-01-31T12:50:09+00:00