CENSO ESCOLAR REVELA QUEDA NO NÚMERO DE MATRÍCULAS EM 2018

/, Educação no País, Encontro com Fátima Bernardes, Tendências/CENSO ESCOLAR REVELA QUEDA NO NÚMERO DE MATRÍCULAS EM 2018

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial da Educação. No entanto, os dados do Censo Escolar de 2018 preocupam. Segundo o levantamento, as matrículas caíram 7% nos últimos cinco anos. Ao todo, um milhão e 300 mil jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola. A educadora Andrea Ramal, parceira do programa em assuntos educacionais, comentou a pesquisa no Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

“Existem diversos fatores que explicam esse dado. Um deles é o desinteresse pela escola. Às vezes, os conteúdos que as crianças e jovens aprendem são muito distantes da realidade. Muitos alunos se perguntam: para que vou usar uma fórmula de Física ou nome de elemento químico. Para aproximar esses conteúdos da realidade do estudante, os professores, podem dar, por exemplo, aulas mais dinâmicas. Imagina uma aula em que os alunos aprendessem, na prática, como um carrinho sobe uma rampa com controle remoto. Essas dinâmicas estimulam os jovens. Para resolver esse ‘problema’, é necessário usar conceitos de Física, Matemática e Geometria. Além disso, existem os problemas sociais, como a gravidez na adolescência e o trabalho infantil. É um conjunto de fatores”, analisa a educadora Andrea Ramal.

Assista!
2019-04-26T18:30:55+00:00