CBN: ESCOLAS DO INTERIOR DO RIO SE DESTACAM NO SAEB

/, Profissão Professor/CBN: ESCOLAS DO INTERIOR DO RIO SE DESTACAM NO SAEB

Foto: Marcia Costa / Secretaria Estadual de Educação

 

 

 

Em todo o Ensino Fundamental, nenhum dos municípios que compõem a Região Metropolina apareceu entre os dez mais bem colocados no Sistema de Avaliação da Educação Básica. O Saeb verifica o desempenho dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa em três períodos: no Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano, e do sexto ao nono; e no Ensino Médio. Os resultados de 2017 foram divulgados pelo Ministério da Educação. 

Para Andrea Ramal, doutora em Educação pela PUC-Rio, “a complexidade da rede de educação e o aumento da violência são fatores que influenciam os resultados. No caso do aumento da violência, por exemplo, os alunos perdem o ritmo e vão para a escola com medo. Assim, não são criadas as condições ideais para o aprendizado. O problema afeta também os professores que pedem transferência ou deixam a profissão, gerando altos índices de rotatividade”.

As escolas do interior do Estado do Rio de Janeiro se destacam no levantamento. O município de Comendador Levy Gasparian aparece entre os primeiros colocados no ensino fundamental e lidera a lista dos melhores desempenhos nos anos finais. Outro município que figura entre os 10 melhores no Saeb, em português e em matemática, é Italva, no noroeste do Estado. Miguel Pereira também apresenta excelentes resultados. 

Confira a reportagem!
2018-08-30T15:54:49+00:00