A CADA QUATRO ALUNOS DO 9º ANO, APENAS UM TEM HÁBITO DE LER

/, Educação em Casa, Educação no País, Tendências/A CADA QUATRO ALUNOS DO 9º ANO, APENAS UM TEM HÁBITO DE LER

Em entrevista ao Jornal GloboNews edição das 10h, a educadora Andrea Ramal comentou estudo recente que mostra que poucos alunos, do 9º ano, têm hábito de ler.

Começa em casa

“O hábito da leitura começa a se formar a partir dos pais. Vemos, em outras pesquisas, que pais leitores formam alunos mais leitores. No entanto, hoje em dia não é fácil criar esse hábito, pois os pais têm uma vida muito agitada e a leitura é um momento de introspecção, é aquela hora de parar e relaxar e nem todo mundo têm essa oportunidade. Além disso, as crianças ficam muito seduzidas pelos aparelhos eletrônicos. Assim, os pais incentivam seu uso para os filhos ficarem mais sossegados. Para o responsável poder relaxar e descansar de uma rotina cansativa acaba dando celular ou aplicativo, com isso a criança se afasta um pouco mais do livro. A maneira de resolver isso é ter um pouco mais de força de vontade e criar um tempo para a leitura em casa todos os dias, mesmo que sejam dez ou quinze minutos”, comenta a Doutora em Educação pela PUC-Rio.

Como a escola pode ajudar

“Além do apoio dos pais, é muito importante a escola também saber trabalhar esse hábito da leitura. Entretanto, obrigar o aluno a ler um livro não é tão recomendado hoje em dia. O ideal é que o estudante vá até a biblioteca e escolha o que deseja ler. Alguns preferem livros de romance, outros de aventura, o importante é que os gostos pessoais sejam respeitados! Isso é fundamental e afasta um pouco a criança do eletrônico”, aconselha a especialista.

Impacto da falta de leitura 

“É importante também lembrar que o impacto da pouca leitura no aprendizado é muito grande. Um exemplo disso é o Enem. Só 55 pessoas tiraram nota 1000 na Redação, em um universo de 5 milhões e meio de candidatos. Esse dado mostra alunos sem bagagem cultural, sem capacidade de contar as ideias e colocá-las por escrito. Onde é possível conseguir isso? Com a leitura! Outro exemplo é o nosso resultado no Pisa, o exame internacional de competências, em que o Brasil está em 58° lugar em leitura comparado a 70 países. O  Pisa é um exame que mede a interpretação de texto e a capacidade de relacionar conceitos, para aplicar em prática. As pessoas não conseguem fazer isso sem leitura. Além de prejudicar o rendimento escolar, a falta de leitura regular também compromete o futuro no mercado de trabalho”, destaca a consultora em Educação.

Assista a reportagem completa!
2019-04-18T16:40:53+00:00