BOM DIA BRASIL: BRASIL NÃO DEVE CONSEGUIR COLOCAR 50% DAS CRIANÇAS EM CRECHES ATÉ 2024

/, Educação no País/BOM DIA BRASIL: BRASIL NÃO DEVE CONSEGUIR COLOCAR 50% DAS CRIANÇAS EM CRECHES ATÉ 2024

Relatório do Tribunal de Contas da União alerta que o país deve descumprir a meta

 

 

O Brasil assumiu compromisso de colocar metade das crianças de até três anos de idade na creche até 2024. No entanto, um relatório do Tribunal de Contas da União alerta que o país não deve atingir a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE). Hoje, aproximadamente 8 milhões de crianças estão longe das creches.

Em 2016, o índice chegou a 31,9%, segundos dados do Governo Federal. De acordo com o relatório do TCU, o país está longe de alcançar o compromisso firmado e medidas concretas e imediatas precisam ser adotadas para evitar a estagnação e, em muitos casos, o retrocesso das conquistas já alcançadas.

A situação é mais grave na região Norte, onde apenas 15% das crianças de até três anos estavam matriculadas em creches em 2016. O relatório do Governo reconhece que houve aumento da desigualdade no acesso à creche entre crianças de famílias mais ricas e mais pobres, de 2004 a 2015.

A educadora Andrea Ramal lembra também da realidade atual de parte das creches. “Não se trata só da necessidade de se criar novas vagas em creches e de aumentar o número de pré-escolas, mas também de cuidar daquelas que já existem. Há creches sem berçário, sem parquinho, sem espaço para as crianças brincarem, sem área verde e até sem professores qualificados”, observa a especialista.

Assista aqui!
2018-10-18T11:23:30+00:00