Andrea Ramal esteve no canal Português para Desesperados, da Professora Carol Mendonça. Veja as quatro coisas proibidas na redação do Enem

A educadora Andrea Ramal conversou com a professora e youtuber Carol Mendonça sobre quatro erros que não podem ser cometidos na redação dissertativa: usar linguagem figurada, copiar trechos dos textos de referência, se dirigir diretamente ao leitor ou aos corretores e dar exemplos que não são relevantes.  O bate-papo está no canal Português para Desesperados, no YouTube.

A chave de uma boa redação é a objetividade

Segundo as especialistas, a redação deve ser clara e objetiva, e o aluno deve ir direto ao ponto. Ou seja, as metáforas e a linguagem figurativa devem ficar de fora. Além disso, os textos de apoio devem ser usados apenas como subsídio para a defesa de ideias e como fontes para argumentos. Segundo Andrea Ramal, copiar artigos pega mal e gera a perda de pontos:

“O aluno pode fazer referência ou, por exemplo, analisar gráficos, mas sempre citando a fonte. Esses textos oferecem uma série de informações para que o candidato leia, interprete e use na defesa de suas ideias”, reforça.

O que não fazer na sua redação

No vídeo, Carol Mendonça lembra que é proibido falar diretamente com o leitor ou, no caso, com o corretor. Assim, estão vetados bilhetes, recados ou desenhos. As especialistas destacam a importância da defesa das ideias a partir do uso de exemplos relevantes, como algum acontecimento registrado em outro país ou um fato histórico no Brasil e que, de fato, sejam do interesse da sociedade. No entanto, as duas enfatizam que o fato citado deve ter relação direta com o tema da redação e que os corretores, claro, percebem caso o assunto não tenha relação direta com o que foi solicitado.

Se você acompanha o trabalho da educadora Andrea Ramal, então não deixe de ler o artigo: Enem 2021 – Como os estudantes devem se preparar?