ANDREA RAMAL TIRA DÚVIDAS DA PLATEIA SOBRE ENEM

/, Educação no País, Encontro com Fátima Bernardes, ENEM e Vestibular/ANDREA RAMAL TIRA DÚVIDAS DA PLATEIA SOBRE ENEM

Educadora aconselha estudantes a se preparar para escrever ou responder a perguntas sobre “fake news”

 

 

 

A educadora Andrea Ramal participou do quadro “Tô querendo saber”, do programa Encontro com Fátima Bernardes, e esclareceu dúvidas de jovens da plateia. A estudante Milena perguntou sobre como administrar o tempo para fazer a prova do Enem. Segundo a Andrea Ramal, autora do livro “Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares”, que está na 3ª edição, “A prova é muito comprida. Minha dica é fazer primeiro as questões que o aluno sabe melhor, as mais rápidas. Não perca muito tempo com as questões mais difíceis, pois podem bagunçar a organização do tempo. Ao resolver as perguntas que o aluno sabe mais, ele ganha autoconfiança para depois responder as que considera mais complexas”.

O aluno André pediu dicas para alunos que ainda não decidiram qual carreira seguir. Para a educadora Andrea Ramal, “No terceiro ano, o estudante não precisa já ter escolhido a carreira, até porque, hoje em dia, as profissões mudam muito rapidamente. Conheço pessoas que já mudaram várias vezes de carreira. O principal é você conhecer todas as possibilidades existentes e quais são as profissões do futuro. Não fique muito preso nas carreiras mais tradicionais, como médico, advogado, professor. Existem novas profissões nascendo e diversas oportunidades. Fique atento ao que esses profissionais fazem, peça ajuda para quem já trabalha em uma empresa para te explicar sobre a profissão na prática”, explica.

Já a dúvida do estudante William era sobre o possível tema da Redação do Enem 2018. A especialista contou que tem uma aposta para esse ano. “Acredito que o tema seja sobre fake news. Temos visto como as fake news atrapalham em todas as áreas, seja na política, na saúde ou no planejamento de vida pessoal. Precisamos criar leitores mais críticos, que consultem as informações antes de disseminar algo. O assunto é tão decisivo atualmente que pode ser o tema da Redação. Se não for o assunto do texto, com certeza será uma questão de prova”, analisa.

A educadora também comentou que os alunos devem evitar fórmulas prévias para a Redação. “Essas receitas prontas não funcionam. Hoje, as bancas examinadoras estão cada vez mais exigentes. É importante ser criativo, pensar fora da caixa e, claro, não fugir ao tema”, aconselha a especialista.

 

 

Assista aqui
2018-10-15T19:32:31+00:00