ANDREA RAMAL LANÇA LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO NO ESTÚDIO I

/, Educação no País, Profissão Professor, Tendências/ANDREA RAMAL LANÇA LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO NO ESTÚDIO I

A apresentadora Maria Beltrão mostra o livro Educação no Brasil – um panorama do ensino no Brasil, da educadora Andrea Ramal

 

Fonte: Estúdio i 

A educadora Andrea Ramal participa do programa Estúdio I, da GloboNews, e lança, ao vivo, seu novo livro: Educação no Brasil – um panorama do ensino na atualidade (Editora Atlas).

“A valorização do professor passa pela melhoria das condições de trabalho. O aumento da remuneração é importante, mas também a motivação dos docentes. Segundo levantamento, 10% das escolas públicas do país não têm saneamento ou água potável ou energia elétrica. Como é possível dar aula em uma escola sem a estrutura mínima? Além disso, como reter os professores que trabalham em áreas de risco?”, alerta a educadora.

“Como comento no livro, o professor brasileiro se sente muito esquecido pelas políticas públicas do país. Frequentemente, muda-se o Ministro da Educação e o Secretário de Educação, seja estadual ou municipal. Toda hora começa um novo projeto para a área e raras vezes se pensa na pessoa central, que é o professor. A consequência disso é a grande evasão no mundo dos professores e a alta taxa de desistência da profissão. Para muitas pessoas, a docência virou uma carreira de passagem. O Brasil não pode tratar assim os seus professores. Só tem qualidade uma escola que tem talentos na sala de aula”, ressalta a Doutora em Educação pela PUC-Rio.

“Entretanto, existe esperança! Há excelentes professores e muitos mestres fazendo grandes inovações na sala de aula. Conheço docentes da escola pública, com essa realidade adversa, motivando alunos que tiraram sete na prova a tirar dez nos próximos exames, mostrando que eles também podem conseguir a nota máxima. Estes professores que acreditam que o estudante é capaz de se transformar e de mudar sua própria realidade serão os primeiros a contribuir com a grande mudança da educação brasileira, que quero acreditar que ainda vem por aí”, comenta a especialista.

Assista na íntegra!
2019-10-14T18:49:34+00:00