ANDREA RAMAL FALA SOBRE O PROTOCOLO DE RETOMADA DAS AULAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL

/, Educação no País/ANDREA RAMAL FALA SOBRE O PROTOCOLO DE RETOMADA DAS AULAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Fonte: CBN Rio

 

No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal fala sobre o protocolo de retomada das aulas na rede pública estadual. As atividades nas escolas, no entanto, só voltarão ao regime presencial quando a Secretaria de Saúde divulgar a bandeira verde no estado, indicando as condições mínimas de segurança de retorno.

“O mais prudente é seguir as orientações dos gestores da Saúde. Só podemos voltar às aulas presenciais quando essa circulação e esse convívio dentro de salas de aula e instituições de ensino forem realmente considerados seguros por eles”, destaca Andrea.

“Esse protocolo vai mudar muito a maneira de conviver, de ensinar e aprender na escola. Quando falamos das metodologias ativas de ensino nos referimos a trabalhos em grupo, apresentações de alunos, debates, intercâmbio e trocas de ideias. Tudo isso vai ser bastante difícil de acontecer, inicialmente, com os protocolos que vamos precisar cumprir. No início, mesmo liberado pela Saúde, o espaço escolar será limitado. Os alunos não poderão ficar muito perto uns dos outros. Os professores não poderão circular pela sala de aula entre os alunos. Imagina na hora do recreio? Quantas limitações! Além disso, tem o uso dos banheiros e todo o processo de higienização. Ainda tem muita coisa para ser combinada com as famílias, crianças e professores para que essa volta seja realmente segura”, explica a Doutora em Educação pela PUC-Rio.

Ouça o boletim na íntegra
2020-07-09T14:42:07+00:00