ANDREA RAMAL FALA SOBRE A CAMPANHA “MACHADO DE ASSIS REAL”

/, Educação em Casa, Educação no País, Tendências/ANDREA RAMAL FALA SOBRE A CAMPANHA “MACHADO DE ASSIS REAL”

Machado de Assis em foto recriada pela campanha. Foto: Divulgação

 

Fonte: CBN 

No ‘Escola da Vida’ do dia 2 de maio, a educadora Andrea Ramal comentou sobre a ação ‘Machado de Assis Real’, criada pela Faculdade Zumbi dos Palmares. A campanha recria foto clássica de Machado de Assis e mostra escritor negro.

O escritor

“O Machado de Assis é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. Carioca, o escritor nasceu em 1839 e morreu em 1908. No cenário de suas obras, que são contos, crônicas, romances e peças de teatro, quase sempre aparece a cidade do Rio de Janeiro. O Machado de Assis é um gênio da literatura. Era uma pessoa de origem muito humilde, filho de um operário e uma lavadeira e estudou como pode. Não conseguiu frequentar universidade, porém era autodidata. Sua vida é uma história de superação. Começou aos 16 anos publicando textos em jornais e, hoje, é estudado nas melhores universidades do mundo”, afirma a educadora.

Reparação

“Ao longo de várias décadas, o racismo escondeu a identidade real do Machado de Assis. A imagem do escritor sempre foi branqueada pelas editoras e livros de História, como se um negro não fosse digno de ser essa figura genial da nossa literatura, como se ele não pudesse ter espaço. Essa campanha é muito interessante! Embora, hoje se fale muito sobre igualdade e respeito, muitas vezes existe o racismo velado. Já passou da hora de corrigir esse erro preconceituoso! Essa campanha vai ajudar não só no caso do escritor, mas também para chamar a atenção para o racismo que existe na literatura brasileira. A ação pode encorajar mais escritores negros, além de chamar a atenção de estudantes e da sociedade em geral”, explica a especialista.

Ouça o boletim na íntegra!
2019-05-02T15:37:41+00:00