ANDREA RAMAL COMENTA OS ATRASOS NOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES DE DUQUE DE CAXIAS

/, Educação no País, Profissão Professor/ANDREA RAMAL COMENTA OS ATRASOS NOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES DE DUQUE DE CAXIAS

Professor. Foto: Pixabay

 

Fonte: CBN

No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal fala da educação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde os professores do município estão com salários atrasados, sem previsão para receber o 13º. Na entrevista, a Doutora em Educação pela PUC-Rio comentou, ainda, das condições precárias das escolas.

“É muito difícil pensar em uma educação com mais qualidade, uma educação pública, sobretudo, quando a gente vê essa situação. Imagina a motivação desses professores, a insegurança que eles passam. Como o aluno vai valorizar o professor se o próprio governo não valoriza?”, questiona a especialista.

Andrea Ramal destaca ainda os dados do Pisa 2018, grande avaliação educacional internacional. “Uma pesquisa recente revela que apenas 2% dos jovens brasileiros querem se tornar professores. Isso é muito pouco. Quando comparamos com outros países, notamos que o cenário é bem diferente. Essa semana foram divulgados os dados do Pisa, que é uma avaliação de competências feita com estudantes de diversas nações. Os países que ficaram em primeiro lugar são aqueles onde, justamente, a profissão do professor não é só valorizada, como é também disputadíssima. Nesses locais, existe muito desejo em ser professor por ser uma profissão muito reconhecida socialmente, ter salários altos e contar com capacitação ao longo dos anos de trabalhos. O professor é fundamental para um sistema funcionar. Enquanto os docentes brasileiros não forem valorizados, vamos continuar amargando notas baixas nos exames internacionais e nos nossos exames internos”, ressalta Andrea.

Ouça o boletim na íntegra!
2019-12-05T19:57:42+00:00