Andrea Ramal analisa a reta final da preparação para o Enem

/, ENEM e Vestibular/Andrea Ramal analisa a reta final da preparação para o Enem

Fonte: Jornal GloboNews, edição das 10h. 06 de janeiro 2020.

No próximo dia 17 de janeiro, seis milhões de estudantes participam do exame nacional do ensino médio, o ENEM. Hoje, em entrevista à GloboNews, a educadora Andrea Ramal analisou a reta final de um ano difícil para a educação e comentou o movimento, reunindo escolas e entidades da sociedade civil, que pedem o adiamento das provas, o que, na avaliação da educadora, é uma medida altamente aconselhável.

“Sabemos que o sistema educacional reflete todas as desigualdades do país. Mas esse ano essas diferenças ficaram ainda mais claras. É importante lembrar que apenas alguns alunos tiveram acesso às aulas on-line. E que poucos professores estavam preparados para ministrar aulas remotamente. Então, se essas provas acontecerem, poderemos reforçar essa injustiça. E mesmo quem for aprovado corre o risco de ter que abandonar no primeiro ano da graduação. Essa situação é uma bola de neve que pode impactar as faculdades.”

Andrea lembra que a realidade é que poucos alunos aprenderam realmente durante o ano letivo 2020 que, na opinião dela, foi um ano perdido para a educação.

Segundo Andrea Ramal, seria necessário correr atrás do prejuízo de um ano atípico, sem considerar que essa etapa foi igual para todos.

>ASSISTA NA ÍNTEGRA
2021-01-06T16:02:56+00:00