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Fonte: CBN

No ‘Escola da Vida’, a educadora Andrea Ramal fala da democratização do acesso ao cinema no Brasil, questão que foi tema da redação do Enem 2019. O quadro teve a participação do Miguel Ribeiro, presidente da Fundação Educacional e Cultural da prefeitura de Nova Iguaçu, que contou a experiência do projeto ‘Cinema nas escolas’, que leva filmes a 22 escolas municipais.

“Gostei muito do tema da Redação do Enem desse ano. A escolha não surpreendeu muito porque o exame tem essa pegada social e de inclusão. Ano passado, por exemplo, os alunos escreveram sobre a educação de surdos. Também já caiu na prova racismo e outras situações de exclusão social. Abordar a cultura com o recorte para o cinema foi uma excelente escolha, uma vez que chama a atenção para uma realidade brasileira. Temos uma cultura muito rica, porém ainda temos muito pouco acesso da população à sétima arte. Apenas 10%, aproximadamente, dos municípios têm sala de cinema. Já nos grandes centros urbanos, o cinema passou a ser muito associado a shopping center e ingresso caro”, analisa a Doutora em Educação pela PUC-Rio.

“Algumas pessoas comentam que baixar filme pela internet também promove o acesso ao cinema. No entanto, isso é pirataria. O ideal, entretanto, é que o governo pense em políticas públicas para facilitar o acesso à sétima arte, com a criação de novas salas de cinema. É preciso que hajam incentivos fiscais e também uma aproximação das escolas com o cinema. Seria muito educativo e cultural levar turmas de alunos para o cinema. Os professores também podem promover debates com atrizes, atores e/ou diretores. É importante levar exemplos de enredo e histórias de personagem cinematográficos para a sala de aula, principalmente de filmes que abordam a cultura nacional”, avalia a educadora.