ADAPTAÇÃO ESCOLAR: ESPECIALISTAS DÃO DICAS PARA FUGIR DOS ERROS NESSA FASE

/, Educação no País, Profissão Professor/ADAPTAÇÃO ESCOLAR: ESPECIALISTAS DÃO DICAS PARA FUGIR DOS ERROS NESSA FASE

Diálogo e paciência dos pais e educadores estão entre os itens que geram sucesso em uma adaptação escolar (Foto Adobe Stock)

Fonte: Maternar Autora: Melina Cardoso

 

O mês das férias terminou e muitas famílias que matricularam seus filhos no segundo semestre estão vivendo o período de adaptação escolar.

Enquanto algumas crianças acostumam-se rapidamente com a novidade, outras estranham a nova rotina e dão um pouco mais de trabalho até se adaptarem à escola. Tristeza, insegurança, frustração, medo ou ansiedade são sintomas comuns e em geral, somem em poucas semanas, segundo a doutora em Educação pela PUC-Rio Andrea Ramal.

Segundo Andrea Ramal, ficar próximo dos filhos é imprescindível, pois traz segurança à criança. “Ficar longe e só se aproximar quando choram é ruim, pois a criança entende que, quando chorar, vai ter o responsável, e isso contraria a autonomia”.

Acolhimento é essencial

A escritora defende que acolher os sentimentos dos filhos é a melhor saída nesse momento.”Deixe seu filho falar sobre o que está sentindo e se mostre disponível para ouvir e ajudar. Explicar os motivos para entrar na escola ou mudar de colégio, caso tenha acontecido, também é essencial. Tudo fica mais fácil de entender e aceitar quando conhecemos os porquês”, diz.

Fale da escola com entusiasmo

Andrea explica também que os pais devem controlar a ansiedade, já que a escola é um dos melhores locais que a criança poderia estar.  Além disso, ela orienta aos pais falarem do local de estudo com entusiasmo, pois isso ajuda no processo de adaptação.

“Sempre se refira a boas lembranças: diga ao seu filho que ele vai rever os amigos, aprender coisas interessantes, ter momentos de brincadeiras. E evite falar com “pena” do período de férias que se encerrou”.

Leia a matéria completa
2019-08-02T18:09:18+00:00